Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Doutrina de Deus - Dia 7

Aplicações da Eternidade de Deus

Nós temos falado sobre a eternidade divina e o relacionamento de Deus com o tempo. Agora queremos chegar a uma aplicação disso para as nossas vidas. Qual o impacto em nossas vidas, do fato de que Deus é eterno? Quero compartilhar duas amplas aplicações.

Em primeiro lugar está o que eu chamo de paradoxo do tempo. O tempo é paradoxal, quando você pensa sobre Deus ser eterno. Por um lado, Deus tem todo o tempo do mundo - e mais se for necessário! Portanto, Deus nunca é forçado a se apressar. Ele não tem um relógio a acompanhar. Ele não tem prazos a cumprir. Deus não está pressionado pelo tempo. Tome Moisés, por exemplo. Moisés, no auge de sua vida aos 40 anos de idade e príncipe do Egito - você pensaria que agora é a hora que Deus iria chamá-lo para liderar seu povo à terra prometida. Mas não! Em vez disso, Deus o leva para o deserto para passar mais 40 anos como pastor de ovelhas antes de estar pronto e preparado para liderar o povo até Israel - quando ele tinha 80 anos, depois desses 40 anos de existência do deserto. Deus não tinha pressa com Moisés. 2 Pedro 3:8 diz que "para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia." Então, a agenda de Deus está de acordo com a programação, e ele não precisa se preocupar com coisas ficarem para trás.

Um outro lado - e esta é a outra dimensão desse paradoxo - o tempo é curto. O tempo é curto para nós. Temos uma vida transitória que é passageira e desvanecente. Portanto, precisamos estar envolvidos em fazer a obra do Senhor, antes que seja tarde demais. Em Romanos 13:11-12a, Paulo diz: 

E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

Assim, Paulo diz que há algumas horas restantes. Acorda, e faz a obra do Senhor! Da mesma forma, em João 9:4, Jesus, mudando um pouco a metáfora, diz algo muito semelhante: "Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar."

Jesus está enfatizando de forma ligeiramente diferente que o tempo é curto e temos de estar envolvidos em fazer as obras de Deus, enquanto temos tempo.

Eu acho que esse paradoxo é tanto um conforto para aqueles que estão esgotados na obra do Senhor, mas também um incentivo para aqueles que são preguiçosos. Para aqueles que estão exaustos de fazer o bem, Deus diz: "Não entre em pânico nem fique incomodado com isso; as coisas estão sob controle; as coisas estão na hora certa; você não precisa desesperar-se no serviço para mim." Mas, por outro lado, para aqueles que estão vivendo em auto-indulgência e preguiça e não realmente servem ao Senhor com energia, o tempo é curto, e está na hora de pisar no acelerador - é melhor você se mexer e ir andando porque logo a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Essa é a primeira aplicação.

A segunda aplicação é que, em virtude de Deus ser eterno, precisamos para viver com os olhos na eternidade. Nós não somos apenas criaturas temporais. Nós somos agora, em virtude do conhecimento de Cristo e do nascer de novo, criaturas imortais, que viverão para sempre, e por isso temos de viver à luz da eternidade. Como podemos fazer isso? Deixe-me mencionar três maneiras.

Primeiro de tudo, a eternidade de Deus é um incentivo para viver uma vida justa. Basicamente, o que a Escritura diz aqui é que precisamos estar preparados para morrer. Nossa vida é transitória e fugaz, nunca sabemos quando vai acabar, e, portanto, precisamos estar preparados. Tiago 4:13-17:

Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Então Tiago está dizendo, não presuma sobre o amanhã. O amanhã pode nunca vir para você. Em vez disso, esteja preparado para morrer e faça os seus planos com a contingência de que, apenas se o Senhor quiser vamos fazer isso ou aquilo.

Da mesma forma, Paulo imediatamente após essa passagem em Romanos que vimos antes - em Romanos 13:12b-14 - dá a aplicação:

Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

À luz da nossa morte inesperada mas iminente, precisamos ter certeza de que estamos vivendo de uma forma que estejamos preparados para ir encontrar-se com Deus, se chamados a fazê-lo.

Em segundo lugar, eu acho que viver à luz da eternidade envolve ter um conforto no sofrimento. Há um conforto no nosso sofrimento quando mantemos a eternidade de Deus e a vida eterna em mente. Às vezes, o sofrimento desta vida parece tão intenso, tão insuportável, tão grotesco em sua crueldade. E, mesmo assim, de um ponto de vista cristão, esta vida é apenas uma entrada apertada e estreita que conduz ao grande salão de banquetes da eternidade de Deus que um dia vamos habitar. Quando mantemos essa perspectiva em mente, isso pode fazer nossas provações parecerem curtas em comparação. 1 Pedro 5:10: "E depois de ter padecido um pouco, o Deus de toda graça, que vos chamou à sua eterna glória em Cristo, vai ele mesmo vos restaurar, estabelecer e fortalecer." À luz da glória eterna que teremos em Cristo, Pedro diz, sofra durante esta vida por um pouco tempo, até que você vá para a glória eterna com Cristo.

2 Coríntios 4 é um dos maiores reflexões sobre este contraste no Novo Testamento. Em 2 Coríntios 4: 16-18, Paulo fala sobre todas as coisas que ele sofreu em seu ministério e em sua vida. Ele então diz:

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

Aqui Paulo compara o sofrimento desta vida com o trecho infinito de tempo que ele vai gastar na eternidade com Deus. E ele diz que, em comparação com a eternidade infinita de alegria com Deus, os sofrimentos desta vida vão encolhendo a um momento infinitesimal. É por isso que Paulo pode chamá-los de uma leve e momentânea tribulação. Eles são simplesmente esmagados pelo oceano de alegria divina e eterna que Deus vai conceder a seus filhos no céu. Então, quando nós passamos por momentos de dificuldade e sofrimento intensos, manter a eternidade em mente e viver à luz dela pode ajudar-nos a suportar com graça e força as provações que Deus nos convida a suportar.

E, finalmente, em terceiro lugar,  a eternidade de Deus estende para nós a maravilhosa perspectiva de vida eterna. Para nós que estamos em Cristo, toda a eternidade nos espera. João 3:16: "Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Deus nos deu a vida eterna em Cristo. Isso é o que nos espera! 

Como é que vamos passar a eternidade? Efésios 2:7 tem uma interessante reflexão sobre isso. Falando de como seremos ressuscitados com Cristo, diz Paulo, "ele mostrará nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. " Deus vai gastar a eternidade derramando sobre nós a sua bondade de suas riquezas imensuráveis de graça! É assim que vamos passar a eternidade, apreciando a bondade de Deus, que é como um oceano rolando sobre nós por toda a eternidade.

Agora, que contraste para aqueles que estão fora de Cristo, que não têm esperança da vida eterna! Para aqueles que estão fora de Cristo, o tempo é uma fera devoradora. A vida que eles têm agora é passageira, transitória, efêmera, e em breve chegará ao fim. Paulo diz em 1 Coríntios 15:32: "Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos!" Basicamente a vida se torna sem sentido. Lembro-me das linhas de Shakespeare em Macbeth, onde Lady Macbeth, perto do fim de sua vida, vendo o desastre que se seguiu às suas conspirações e as do marido, prestes a tirar sua própria vida, diz,

Fora, fora, vela breve! Vida é nada mais que uma sombra passageira, um jogador pobre que suporta e desgasta sua hora em cima do palco e, em seguida, não se ouve mais. É um conto contado por um idiota, cheio de som e fúria, significando nada.

Isso é o que a vida é para aqueles sem Cristo. O livro de Eclesiastes 1:14 diz: "Tudo é vaidade e aflição de espírito."

Claro, a realidade é que não é apenas aniquilação que eles enfrentam, mas a terrível perspectiva de julgamento diante do trono de um Deus Santo. Mateus, em seu Evangelho, dá os ensinamentos de Jesus sobre o juízo final em Mateus 25:34,41, e 46:

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Que contraste existe entre aqueles que conhecem a Cristo e aqueles que não o fazem, em termos desta maravilhosa perspectiva de vida eterna que um Deus eterno nos deu!

Nós, como cristãos, precisamos viver um tipo diferente de vida do que as pessoas seculares vivem. Precisamos viver, não à luz das realidades imediatas deste mundo efêmero e transitório, mas temos de viver à luz da eternidade e seus valores. Deus, que é de eternidade a eternidade, nos deu a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário