Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2016

Doutrina de Deus - Dia 2

Auto-existência
Ou aseidade (do latim “a se”, que significa “por si mesmo”)
Deus existe “a se”.


5 pontos bíblicos para provar a auto-existência divina

1) Deus é a fonte de toda a realidade além dele mesmo.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:1-3

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Apocalipse 4:11

Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata.
O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.
Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra.
Isaías 40:17-23

2) Deus não apenas criou o mundo, mas também o preserva em existência.
Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.
Neemias 9:6

3) As Escrituras indicam que Deus é a fonte, o sustentador e o objetivo de toda a realidade além dele mesmo.
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Romanos 11:36

Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Hebreus 2:10

4) Deus simplesmente existe.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Salmos 90:2

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3:14

5) Todas estas qualidades são aplicadas a Cristo no Novo Testamento.
Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
1 Coríntios 8:5,6

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,
Hebreus 1:1-3a

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
Colossenses 1:15-17

--------------------------------------
Para refletir:

1) Paulo chama Cristo de O Primogênito de toda a criação. Isso significa que Cristo é o primeiro ser criado?
Norman Geisler e Thomas Howe, em seu livro “Manual popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia”, escrevem:
COLOSSENSES 1:18 - Se Cristo é o primogênito na criação, então como ele pode ser Deus?
PROBLEMA: João declarou ser Cristo eterno e igual a Deus (Jo 1:1; 8:58; 20:28). Mas parece que Paulo está querendo dizer que Cristo era apenas urna criatura, o primogênito (criado) no universo.
SOLUÇÃO: Paulo com clareza declara que Cristo é Deus nessa mesma carta, ao dizer que ele criou todas as coisas (1:16) e que "nele habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (2:9). A referência a Cristo como "primogênito" não significa ser Ele o primogênito na criação, mas o primogênito de toda a criação (v. 15), uma vez que "ele é ante s de todas as coisas" (v. 17). "Primogênito", nesse contexto, não significa o primeiro a nascer, mas o herdeiro de todas as coisas, o Criador e proprietário de tudo. Sendo o Criador de "todas as coisas", ele não pode ter sido um ser criado.

2) O filósofo ateu canadense afirma que (parafraseando), se Deus é um ser, Ele é apenas um ser dentre outros – então, o que há de especial a respeito dele?
A questão da auto-existência de Deus traz a solução para esse questionamento. Deus é mais do que uma bola de gude em um saco de outras bolas de gude. Ele é radicalmente distinto dos outros seres, porque sua existência não depende de nenhum outro ser. Deus existe necessariamente e não contingentemente. Todos os outros seres dependem dele para existirem. Usando a analogia do sonho: quando sonhamos, podemos vivenciar um vívido mundo de pessoas, objetos e situações. Mas quando acordamos, esse mundo desaparece por completo. Não digo que estamos vivendo literalmente em um sonho, mas que assim como o sonho depende radicalmente do sonhador para existir, o universo depende de Deus para existir. Se o sonho deixar de existir, o sonhador permanecerá o mesmo; se o sonhador não existir, o sonho não existe. É radical assim a relação entre Deus e o universo, bem como sua distinção.

3) De onde veio Deus?
Compreender o atributo da auto-existência de Deus nos ajuda a responder essa questão. Como Deus é um ser auto-existente, metafisicamente necessário, as perguntas “Porque Deus existe? O que causou Deus?” são no mínimo desnecessárias e na pior das hipóteses obtusas. São o mesmo que perguntar “qual é a causa da primeira causa não causada?” e mostram que a pessoa não entendeu o atributo da asseidade divina.
Para o ateu, uma vez que não existe uma causa não causada do universo, o universo precisa ser 1) ter surgido do nada sem causa ou 2) auto-existente. A menos que o ateu queira dizer que o universo surgiu do nada, ele próprio está comprometido com um ser auto-existente, porém afirma que este é o Universo. O primeiro caso é pior do que mágica, e no segundo caso o ateu está afirmando que o universo é um ser auto-existente e necessário, que é exatamente o que acreditamos sobre Deus. Veja o que Paulo diz sobre isso:

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Romanos 1:20-23

Dessa forma, vemos que a criação acaba sendo colocada no lugar de Deus como um ser necessário e auto-existente. Esse é o erro do homem natural afastado de Deus, que em vez de adorar e servir ao Criador, adora e serve a criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário