Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Doutrina de Deus - Dia 5

Atributos Infinitos: Eternidade

























Dados nas Escrituras

1) Deus existe sem princípio nem fim

SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Salmos 90:1-4

Bendito seja o Senhor Deus de Israel de século em século. Amém e Amém.
Salmos 41:13

2) A eternidade de Deus contrasta com a natureza transitória do homem e a brevidade da sua existência

Os meus dias são como a sombra que declina, e como a erva me vou secando.
Mas tu, Senhor, permanecerás para sempre, a tua memória de geração em geração.
Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.
Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.
Salmos 102:11,12;25-27

Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca.
Salmos 90:5,6

Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar.
Jó 36:26

Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o Senhor, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.
Isaías 41:4

3) Deus existe "antes" do tempo começar.

Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os tempos, agora, e para todo o sempre. Amém. 
Judas 1:25

NT Interlinear Grego-Português da SBB
A Natureza do tempo



Sumário Sistemático

Vamos falar sobre um resumo sistemático deste material bíblico com respeito à eternidade divina. Os teólogos estão divididos sobre o significado da eternidade divina. Minimamente, dizer que Deus é eterno é dizer que a existência de Deus não tem começo nem fim. Deus é permanente. Mas, quando vai além disso, a doutrina da eternidade é controversa. Será que a doutrina significa que Deus perdura ao longo de um tempo infinito, desde passado até um futuro infinito? Será que Deus existe no tempo, mas eternamente ao longo de todo o tempo, do passado infinito para o futuro infinito? Ou significa que Deus transcende o tempo totalmente? Ou seja, Deus existe atemporalmente. Ele não está no tempo; ele está fora do tempo.

Esses são dois pontos de vista diferentes sobre a eternidade divina que são radicalmente distintos um do outro. A Bíblia, para melhor ou pior, não é clara sobre se Deus é atemporal ou infinitamente duradouro. Certamente alguns dos dados bíblicos parecem falar de Deus como infinitamente duradouro. Lembre-se do que lemos nos Salmos: "De eternidade a eternidade, tu és Deus." Deus é aquele que era, e é, e que há de vir. Esses são verbos conjugados e temporais e parecem sugerir que Deus existe no tempo. Ele sempre existiu, e ele existirá para sempre.

Mas, por outro lado, quando você vem para essas passagens que falam de Deus existente antes do tempo, como Judas 25, lá você tem a idéia de que o próprio tempo não durou por um tempo infinito no passado. O próprio tempo não é sem começo; o próprio tempo foi criado por Deus. E, a fim de criar tempo, Deus teria que existir fora do tempo. Ele teria que ser atemporal.

Esta é uma questão que realmente não pode ser decidida biblicamente. É aquela que tem de ser decidida ou explorada filosoficamente, analisando os argumentos a favor e contra a intemporalidade divina.

A fim de resolver esta questão, temos que lidar com uma questão ainda mais fundamental: "O que é o tempo?" Um aluno em seu exame de filosofia respondeu a essa pergunta, dizendo: "O tempo (TIME) é uma revista semanal de notícias." De certa forma, é verdade; mas queremos entender o tempo como aquela dimensão em que vivemos e experimentamos a vida. Mesmo o grande teólogo, S. Agostinho, confessou que se viu confrontado com um dilema que todos nós podemos identificar. Agostinho disse: "Quando ninguém me pergunta o que o tempo é, então, é claro, eu sei o que é. Mas assim que alguém me pede uma definição, então eu não sei o que é o tempo." É muito difícil definir o tempo de qualquer forma não circular.

Como uma definição para trabalharmos, podemos definir o tempo dizendo é uma duração envolvendo um anterior e posterior. O tempo é um tipo de dimensão da realidade cujos elementos são ordenados por relações do tipo "mais cedo do que" e "mais tarde do que". Como tal, o tempo é distinto do espaço. O espaço também é uma espécie de intervalo, mas os pontos de espaço não são ordenados pelas relações de "antes de" e "depois de". Os pontos do espaço não tem nada comparável a essa relação de "antes" e "depois" entre os seus pontos. É esta relação que ordena os momentos de tempo que parece fazer do tempo algo distinto, fazendo do tempo o que ele é. Seus elementos estão relacionados por relações anteriores e posteriores.

A questão é: será que Deus experimenta passado, presente e futuro? São os momentos de Sua vida relacionados por relações do tipo antes / depois? Será que Deus tem um presente em que ele existe, e um passado de que ele se lembra - "Sim, eu fiz essas coisas; sim, eu me lembro dessas coisas"? Será que ele tem um futuro que ele conhece de antemão? "Eu sei que vou fazer essas coisas. Eu sei o que vai acontecer no futuro. Assim eu posso dar conhecimento revelador de profetas para contar aos seres humanos o que vai acontecer no futuro, porque eu sei o que vai acontecer no futuro." Será que Deus tem um passado, presente e futuro? Ou será que Deus simplesmente existe fora do tempo, de modo que não tenha passado, presente e futuro? Ele só existe atemporalmente, e o passado, presente e futuro são o que nós experimentamos e vivemos, como habitantes do mundo de tempo e espaço? Essa é a pergunta diante de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário