Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2016

Doutrina de Deus - Dia 3

Como a Teologia Cristã determina os atributos divinos? Através das Escrituras. Porém, as Escrituras são sub-determinativas (pouco específicas) quanto aos atributos de Deus. Por exemplo, as Escrituras afirmam que Deus é eterno, mas não determinam se Deus é atemporal (ou seja, transcende o tempo) ou duradouro ao longo de um tempo infinito. Por isso, os teólogos Cristãos tem usado dois controles ao determinar os atributos divinos: as Escrituras e a Teologia do Ser Perfeito (TSP). A TSP é uma ideia de Sto. Anselmo, que afirmou que devemos conceber Deus como o maior ser possível. Se você puder conceber algum ser maior do que Deus, então aquele ser é Deus! Deus é, por definição, o maior ser concebível. Então, ao analisarmos os dados fornecidos pelas Escrituras sobre Deus, devemos construir os atributos de Deus da maneira que mais engrandeça e enalteça a perfeição de Deus. Dessa forma, os Seus atributos são chamados de "atributos engrandecedores."
No que diz respeito à aseidade divina, as Escrituras deixam claro que Deus é um ser não-criado, independente de toda realidade além dele mesmo, não começou e não deixará de existir, é incorruptível e indestrutível.

Dessa forma, Deus é um ser factualmente necessário. Ou seja, Ele é um ser não-criado, indestrutível, incorruptível. Porém, além da necessidade factual, existe um aspecto mais forte da necessidade do ser de Deus, que é a necessidade lógica. Esse aspecto afirma que não apenas acontece que Deus seja necessariamente existente, mas que sua existência é logicamente necessária. Em outras palavras, Deus não apenas é um ser não-criado, indestrutível e incorruptível, mas também é impossível que Deus não exista. Assim como é necessariamente verdadeiro que "nenhum solteiro tem uma esposa", e "a soma dos quadrados dos catetos é igual á hipotenusa", é logicamente necessário que "Deus existe', porque Deus é por definição um ser existente. Seria, assim, logicamente contraditório conceber um Universo onde não exista um Deus.
Por que acreditar que a existência de Deus é logicamente necessária? 1) Por causa da TSP. 2) Por causa de certos argumentos para a existência de Deus, que deixam claro que, para servir de base para certas verdades logicamente necessárias, como objetos abstratos e valores morais, Deus necessita ser tão logicamente necessário quanto os objetos cuja existência Ele baseia. Teremos um melhor entendimentos disso quando analisarmos o argumento da contingência e o argumento moral, mas abaixo você encontra um resumo desses argumentos.




Tendo dito isso, eu gostaria de discutir um importante desafio filosófico á doutrina da Aseidade divina, o desafio do Platonismo. Pense nisso: o número 3 existe? Não me refiro ao numeral "3", este obviamente existe. Mas o número 3, existe realmente, como um objeto abstrato? O Platonismo concebe objetos abstratos, como números, conjuntos, propriedades, e proposições, como auto-existentes. O problema é que, se esses objetos realmente existem e são auto-existentes, Deus seria apenas mais um, dentre uma infinidade de seres auto-existentes e não-causados. A solução para este problema veremos a seguir.


Fonte:
http://www.reasonablefaith.org/defenders-2-podcast/transcript/s3-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário